A APAE de Várzea Paulista estará realizando em sua sede um curso com o tema:
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS.
A Ministrante será a conceituada Msc. Vera Oliveira Juhlin mestre em Pedagogia especial com um amplo conhecimento em casos de crianças com autismo e deficiência intelectual, atuou como professora em escolas de educação especial na Suécia.
Objetivo do Curso: Capacitar professores e especialistas a respeito de métodos e técnicas para a alfabetização de alunos com necessidades especiais.
Investimento:
O curso será no valor de R$350,00 reais á vista ou em duas vezes com uma entrada e cheque para 30 dias.
Se parcelado em 3x o valor será de R$380,00 (1 entrada mais dois cheques para 30 e 60)
Material Básico Incluso.
Datas: As datas e horários seguem abaixo.
Dia 11 de Abril das 19:00 às 22:00 horas
Dia 12 de Abril das 08:00 às 16:00 horas (Uma hora de Almoço).
Para fazer sua pré inscrição e receber maiores informações sobre o curso, entrar em contato pelo telefone
(11) 4493-6342 ou pelo e-mail infoapaevp@terra.com.br
Informações Gerais sobre o curso!
Objetivo: Capacitar professores e especialistas a respeito de:
. métodos e
técnicas para alfabetizar crianças com Necessidades Especiais, e crianças em
geral.
. como estas crianças se desenvolvem quanto a leitura
e escrita
. quais as etapas por quais elas passam em seu
desenvolvimento
. como planejar individualmente para estimular este
desenvolvimento
Pesquisas que dão suporte ao trabalho do curso:
. Pesquisas de casos e análise de escritas
espontâneas de crianças especiais
. As etapas da rabiscação
. Pesquisa na Suécia : Como as Crianças com
Necessidades Especiais aprendem a ler e a escrever, Vera Juhlin
.
Trabalho final do curso:
. Plano Individual para alfabetizar uma criança –
trabalho em grupo.
CRONOGRAMA:
PRIMEIRO DIA sexta feira á noite
18:00 hs –
19:00 hs -A importância da rabiscação (garatujas) no desenvolvimento da
leitura e da escrita
– análise de
rabiscos espontâneos das crianças.
19:45 hs 20:30
hs -Como ensinar a criança a escrever seu próprio nome (a palavra mais
significativa)
Trabalho prático confeccionando material pedagógico e
planejando uma aula.
20:30 hs ás 20:45 pausa - café
20:45 hs ás
21:15 hs -Análise de escritas do período pré silábico – que pedagogia usar ?
Estudos de casos de crianças especiais que aprendem a ler
e a escrever
Das 21:15 ás 22 hs.
Preparar uma aula no nível pré-silábico, a partir de
uma cancão infantil, utilizando a metodologia do texto, frase, palavra, letra.
SEGUNDO DIA- sábado
8:30 hs– O período silábico – análise de escritas
espontâneas – que pedagogia usar .
Planejar uma aula para crianças no período silábico seguindo a
metodologia do texto, frase, palavra e letra.
10:30hs - pausa para café
10:45 hs - Como ensinei a ler e a escrever – filme (
60 minutos)
Perguntas sobre o filme
12:00 ás 13:00 hs- almoço
13:00 hs – Apresentação de um filme sobre uma criança
com X frágil, tendências autísticas no seu processo de
aprendizagem da leitura e da escrita. (15 min)
13:30 ás 14:30 hs-
O período alfabético – análise de escritas espontâneas - que pedagogia usar ?
14:30 - café
14:45 hs -
planejar uma aula para criancas no período alfabético
expor a aula para os colegas
Obs. Cada aluno do curso deverá apresentar um plano de
aula em um dos períodos.
Literatura do curso:
Juhlin, Vera,(2002) O Desenvolvimento da Leitura e
da Escrita das Crianças com Necessidades Especiais, São José dos Campos,
Shemá Produções.
Um pouco mais sobre a nossa Ministrante:
Nenhum comentário:
Postar um comentário