quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Curso - ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS




A APAE de Várzea Paulista estará realizando em sua sede um curso com o tema: 
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS.


A Ministrante será a conceituada Msc. Vera Oliveira Juhlin mestre em Pedagogia especial com um amplo conhecimento em casos de crianças com autismo e deficiência intelectual, atuou como professora em escolas de educação especial na Suécia.


Objetivo do Curso: Capacitar professores e especialistas a respeito de métodos e técnicas para a alfabetização de alunos com necessidades especiais.



Investimento:

O curso será no valor de R$350,00 reais á vista ou em duas vezes com uma entrada e cheque para 30 dias.
Se parcelado em 3x o valor será de R$380,00 (1 entrada mais dois cheques para 30 e 60)
Material Básico Incluso.


Datas: As datas e horários seguem abaixo.

Dia 11 de Abril das 19:00 às 22:00 horas
Dia 12 de Abril das 08:00 às 16:00 horas (Uma hora de Almoço).




Para fazer sua pré inscrição e receber maiores informações sobre o curso, entrar em contato pelo telefone
(11) 4493-6342 ou pelo e-mail infoapaevp@terra.com.br



Informações Gerais sobre o curso!

Objetivo: Capacitar professores e especialistas  a respeito de:
.  métodos e técnicas para alfabetizar crianças com Necessidades Especiais, e crianças em geral.
. como estas crianças se desenvolvem quanto a leitura e escrita 
. quais as etapas por quais elas passam em seu desenvolvimento
. como planejar individualmente para estimular este desenvolvimento

Pesquisas que dão suporte ao trabalho do curso:
. Pesquisas de casos  e análise de escritas espontâneas de crianças especiais
. As etapas da rabiscação
.  Pesquisa na Suécia : Como as Crianças com Necessidades Especiais aprendem a ler e a escrever, Vera Juhlin
.
Trabalho final do curso:

. Plano Individual para alfabetizar uma criança – trabalho em grupo.


CRONOGRAMA:

PRIMEIRO DIA sexta feira á noite

18:00 hs –  19:00 hs -A importância da rabiscação (garatujas) no desenvolvimento da leitura e da escrita
 – análise de rabiscos espontâneos das crianças.

19:45 hs  20:30 hs -Como ensinar a criança a escrever seu próprio nome (a palavra mais significativa)
Trabalho prático confeccionando material pedagógico e planejando uma aula.

20:30 hs ás 20:45 pausa - café

 20:45 hs ás 21:15 hs -Análise de escritas do período pré silábico – que pedagogia usar ?

Estudos de casos de crianças especiais que aprendem a ler e a escrever

Das 21:15 ás 22 hs.
Preparar uma aula no nível pré-silábico, a partir de uma cancão infantil, utilizando a metodologia do texto, frase, palavra, letra.

SEGUNDO DIA- sábado

8:30 hs– O período silábico – análise de escritas espontâneas – que pedagogia usar .
               Planejar uma aula para crianças no período silábico seguindo a metodologia do texto, frase, palavra e letra.

 10:30hs -  pausa para café

10:45 hs - Como ensinei a ler e a escrever – filme ( 60 minutos)
                 Perguntas sobre o filme

12:00 ás 13:00 hs- almoço


13:00 hs – Apresentação de um filme sobre uma criança com X frágil, tendências autísticas  no seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita. (15 min)
       
13:30 ás 14:30 hs-   O período alfabético – análise de escritas espontâneas  - que pedagogia usar ?

14:30 - café 
14:45 hs -  planejar uma aula para criancas no período  alfabético
                  expor a aula para os colegas
Obs. Cada aluno do curso deverá apresentar um plano de aula em um dos períodos.

Literatura do curso:

Juhlin, Vera,(2002) O Desenvolvimento da Leitura e da Escrita das Crianças com Necessidades Especiais, São José dos Campos, Shemá Produções.



Um pouco mais sobre a nossa Ministrante:

             Vera Oliveira Juhlin é natural de Pindamonhangaba/SP e vive na Suécia desde 1996. É Licenciada em Pedagogia – Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté/SP (1970), Mestre em Tecnologia Educacional pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, de São José dos Campos/SP (1977), Pós-graduada (1996) e Mestre (1999) em Pedagogia Especial pela Escola de Professores da Universidade de Estocolmo / Suécia. Entre 1996 e 2004 especializou-se, na Suécia, em diversos cursos relacionados à Educação Especial. Desde 1996, atuou como professora em escolas de educação especial da Suécia, onde trabalhou com crianças com dificuldade de concentração, hiperativas e com deficiência cerebral mínima, com autismo, síndrome de Asperger e Tourette e de Rett. Atualmente, é assessora do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) e do CEU (Centro Educacional Urbanova), ambos em São José dos Campos/SP, e colaboradora da AMA (Associação de Amigos do Autista) em São Paulo. Desde 2001 atua como conferencista e ministra cursos de capacitação na área da Educação Especial na Suécia, em Portugal e no Brasil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário